SOMOS DO CONTRA

Bem vindos a este espaço que se quer acima de tudo de contestação e de humor.
Dizer mal só por dizer.
Bater no ceguinho.
Deitar abaixo pelo prazer de deitar abaixo.
Da politica ao futebol, passando pela religião.
Não queremos e não vamos poupar ninguém.

Vamos então começar que se faz tarde...

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dinheiro Público em Portugal

Dinheiro Público em Portugal

Por favor leiam com atenção para percebermos a crise no nosso país.




Portugal, País de grandes tradições e brandos costumes...
pelo menos é o que muitos pensam ser verdade... até abrirem os olhos.

Para quem não é de cá, ou não sabe o que são os "ajustes directos", eu
explico. Como gastar o dinheiro público é uma coisa que deve ser feita
com muita responsabilidade, a maior parte dos fornecedores das
entidades públicas é seleccionada por concurso público, onde vários
fornecedores apresentam a sua melhor proposta, sendo depois escolhida
a "melhor" em função de vários critérios (preço mais barato, serviços
apresentados, etc.)

No entanto, como se imagina, isto é impraticável de ser feito para
tudo o que uma câmara municipal, faculdade, universidade, etc. tenha
que comprar. E portanto, há coisas que são compradas directamente, a
quem eles muito bem entenderem... e aparentemente, ao preço que muito
bem lhes apetecer!

E finalmente, graças ao portal da <http://transparencia-pt.org/>
transparência, podemos ver finalmente onde e como esse dinheiro é
gasto.

Agora, expliquem-me, porque eu devo estar a ver mal, como é que se
justifica:

1) gastar mais de 10.000,00 euros num GPS para um instituto <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
público como o ISEP - quando nos dizem que não há dinheiro para baixar
as propinas aos alunos.

2) Aquisição de:1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras
c/rodízios, braços e costas altas - pela módica quantia de 97.560,00 <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
EUROS (!!!)

3) Em Vale de Cambra, vai-se mais longe... e se pensam que o Ferrari
do Cristiano Ronaldo é caro, esperem para ver quanto custa um
autocarro de 16 lugares para as crianças <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...> : 2.922.000,00 €
É isso mesmo: quase 3 milhões de euros???

4) No Alentejo, as reparações de fotocopiadoras também não ficam
baratas:
Reparação de 2 Fotocopiadores WorkCentre Pró 412 e Fotocopiador
WorkCentre PE 16 do Centro de Saúde de Portel: 45.144,00 € http://
www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust..
.>

5) Ao menos em Alcobaça, a felicidade e alegria as crianças fala mais
alto: 8.849,60€ para a Concentra <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...> em brinquedos para os filhos
dos funcionários da câmara!
Crianças... se não receberam uma Nintendo Wii no Natal, reclamem ao
Pai Natal, porque alguém vos atrofiou o esquema!

6) Mas voltemos ao Alentejo, onde - por uns meros 375.600,00 Euros se
podem adquirir: "14 módulos de 3 cadeiras em viga e 10 módulos de 2
cadeiras<http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...> em viga"

Ora... 14x3 + 10x2 = 62 cadeiras... a 375.600,00 euros dá um custo
de...6.058,00 Euros por cadeira!
Mas, pensando bem, num país onde quem precisa de ir a um hospital
passa mais tempo sentado à espera do que a ser atendido - talvez
justifique investir estes montantes no conforto dos utentes...

7) Em Ílhavo, a informática também está cara, 3 computadores e mais
uns acessórios custam 380.666,00 € <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
Sem dúvida, uns supercomputadores para a Câmara Municipal conseguir
descobrir onde andam a estourar o orçamento.

8) Falando em informática, se se interrogam sobre o facto da Microsoft
ser tão amiga do nosso País, e de como o Bill Gates é/era o homem mais
rico do mundo... é fácil quando se olham para as contas: http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
Renovação do licenciamento do software Microsoft: 14.360.063,00 €
Já diz o ditado popular: Dezena de milhão a dezena de milhão, enche a
Microsoft o papo!
(Já agora, isto dava para quantas reformas de pessoas que trabalharam
uma vida inteira?)

9) Mas, para acabar em pleno, cagar na capital fica caro meus amigos!
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
5.806,08 € em 9072 rolos de papel higiénico!
Ora, uma pesquisa rápida pela net revelou-me que no Jumbo facilmente
encontro rolos de papel higiénico (de folha dupla, pois claro! - pois
não queremos tratar indignamente os rabos dos nossos futuros doutores)
por cerca de 0,16 Euros a unidade...
Mas na Faculdade de Letras, aparentemente isso não é suficiente, e o
melhor que conseguiram foi um preço de 0,64 Euros a unidade!
É "apenas" quatro vezes mais do que qualquer consumidor consegue
comprar - e sem sequer pensarmos no factor de "descontos" para tais
quantidades industriais.



Num País minimamente decente, eu deveria poder exigir que me
devolvessem o valor pago em excesso, não?
Mandava o link para a Faculdade de Letras de Lisboa, e exigia que me
devolvessem os 4.000 e tal euros pagos a mais. (Se comprassem no
Jumbo, teriam pago apenas 1.451 euros pelo mesmo número de rolos de
papel higiénico.)

Ó MEUS AMIGOS.... como é que é possível justificarem estas situações?
Que, como se pode imaginar, não são as únicas. Se continuasse a
pesquisar<http://transparencia-pt.org/> nunca mais parava - como por
exemplo, os mais de 650 mil euros gastos em vinho tinto e branco <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
em Loures. Leitores de Loures, não têm por aí nada onde
estes 650 mil euros fossem melhor empregues???

É preciso ser doutor, ou engenheiro, ou ministro, ou criar uma
comissão de inquérito, para perceber como o dinheiro dos nossos
impostos anda a ser desperdiçado?
Isto até me deixa doente... é mesmo deitar o dinheiro pela retrete
abaixo (literalmente, no caso da Faculdade de Letras de Lisboa!)

Querem mais? Divirtam-se no <http://transparencia-pt.org/> portal da
transparência!

Sugestões de pesquisa: viagens, viaturas, Natal...

Outros candidatos a roubalheira do ano:

"Projecto tempus - viagem aérea Faro / Zagreb e regresso a Faro para 1
pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008" - 33.745,00 euros <
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx
?idAjust...> .
.

"Aluguer de iluminação natalícia para arruamentos na cidade de
estremoz" - 1.915.000,00 euros

"Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines" -
1.236.500,00 euros <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>

"6 kit de mala piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas" -
106.596,00 euros <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...>
(por este valor compravam 6 automóveis, todos equipados, e ainda
sobrava dinheiro!)

O misterioso caso do "Router de 400 euros
comprado por 35.000,00 Euros " <http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjust...> "


(publicado originalmente por Carlos Martins em <http://osvelhotesdosmarretas.com/2009/01/desajustes-directos-em-portu...>)

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